Decreto Legislativo nº 2, de 14 de novembro de 2001
É conferido o título honorífico de CIDADÃO SERAFINENSE, pelos elevados serviços prestados à comunidade municipal, na área religiosa, cultural e educacional, destacadamente na promoção da formação cristã para crianças, jovens e adultos, quer no ministério sacerdotal, quer como exímios educadores, durante muitos anos de vida consagrada:
I - PADRE GIOVANNI SIMONETTO, nascido em Rosá, Piacenza, Itália, em 03 de janeiro de 1920.
Ordenado presbítero em 29 de junho de 1945 exerceu as primícias sacerdotais em Serafina Corrêa a contar de 1946, tendo atuado em vários períodos como pároco ou coadjutor. Famoso orador sacro, notabilizou-se pela organização da pastoral paroquial e por ter instituído a Romaria ao Santuário Nossa Senhora do Rosário.
II - PADRE ROBERTO CIOTOLA, nascido em Ateleta, D'Aquila, Itália, em 21 de julho de 1921.
Sacerdote desde 29 de junho de 1945, tendo vindo ao Brasil em 1946, dedicou-se ao ministério da formação. Foi Professor de Português, e de Francês. Domina, também, o italiano, o Inglês e o latim, além do grego, e ser poeta e músico. Pastoralmente, sobressaiu-se na catequese. É co-autor dos movimentos Convívio, Emaus e Betânia. Em Serafina Corrêa consagrou sua vida à comunidade por mais de duas décadas. Realizou importantes obras comunitárias.
A honraria será conferida em sessão solene da Câmara Municipal, em data festiva organizada pela Mesa Diretora do Poder Legislativo.
Revogadas as disposições em contrário.